26 de outubro de 2021

COM SITE FORA DO AR HÁ MAIS DE TRÊS DIAS, PREFEITURA DE VITÓRIA SUSPENDE PAGAMENTO DE IMPOSTOS


COM SITE FORA DO AR HÁ MAIS DE TRÊS DIAS, PREFEITURA DE VITÓRIA SUSPENDE PAGAMENTO DE IMPOSTOS
Também foram suspensas licitações e emissões de alvarás, nota fiscal eletrônica, entre outros serviços. Vacinação será feita sem agendamento esta semana

Mais de três dias após sair do ar, o site da Prefeitura de Vitória continua inacessível para a população. Segundo a administração municipal, todos os serviços de TI, incluindo os sistemas e serviços on-line, foram retirados do ar no início da tarde da última sexta-feira (22), em caráter preventivo.

Por causa da queda do sistema, a prefeitura suspendeu diversos serviços, como emissão de nota fiscal eletrônica e de alvarás, entre outros. A emissão da Nota Fiscal Eletrônica, segundo a Prefeitura de Vitória, só será retomada após o funcionamento da rede ser normalizado.
PUBLICIDADE
  
Além disso, os prazos para pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foram temporariamente suspensos.
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) também suspendeu os prazos e procedimentos de licitação no município, em qualquer fase. Já na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), estão suspensos os seguintes serviços:
- Protocolização e tramitação de processos.
- Aprovação de projetos em geral.
- Licenciamentos de obras com alvará de autorização para pequenas reformas, mobiliários, edificações transitórias e equipamentos transitórios, muros e gradis e outros.
- Licenciamento de obras com alvará de execução.
- Licenciamento de equipamentos de elevação e transporte.
- Emissão de certificados de conclusão e de certidões de obras.
- Fornecimento de alinhamentos.
- Aprovação de projetos de remembramento, desmembramento e desdobro.
- Emissão de alvarás de localização e funcionamento.
- Emissão de alvarás de permissão de uso para food trucks e outros.
- Alvarás de autorização para comércio ambulante, ocupação parcial de calçada com mesas e cadeiras e outros.
- Alvarás de publicidade.
- Alvarás de eventos.
Telefone 156 é o principal canal de atendimento à população

A Prefeitura de Vitória informou ainda que, no momento, o telefone 156 é o canal disponibilizado pela administração municipal para que a população solicite diversos serviços, entre eles o Disque Silêncio, Segurança, Manutenção Semafórica, Iluminação Pública, entre outros. 

Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento está mantido em toda rede municipal de saúde da capital. O morador que necessitar agendar consulta médica pode ir até a Unidade de Saúde para realizar o agendamento.

A vacinação contra a covid-19 também segue normalmente em Vitória, segundo a prefeitura. As pessoas que realizaram previamente o agendamento podem ir até o local agendado. Durante essa semana, a vacinação em Vitória ocorrerá sem agendamento.

Além disso, a administração municipal informou que as aulas na rede municipal de ensino também estão sendo realizadas normalmente. Também está normal o expediente na prefeitura.

Retirada de sistema do ar ocorreu após alerta de segurança
A Prefeitura de Vitória informou que a retirada do ar de todos os serviços de TI, em caráter preventivo, ocorreu "seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente da rede de dados da PMV e do datacenter municipal".

De acordo com a prefeitura, após alerta de segurança, a equipe de tecnologia decidiu isolar todo o ambiente de rede e dos servidores, tornando inacessíveis os serviços de TI da administração municipal, incluindo arquivos, acesso à internet, bem como os sistemas.

A prefeitura disse ainda que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) está atuando na análise do ambiente e trabalhando com todas as medidas possíveis para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível.
Fonte: Folha Vitória